06
abr

👉 A Introdução Alimentar deve ser iniciada no sexto mês de vida, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Até essa idade, o aleitamento materno deve ser exclusivo e não há necessidade de nenhum outro alimento, nem mesmo água, já que o leite da mãe supre também as necessidades de hidratação do bebê.
.
Aos seis meses, recomenda-se começar a introduzir outros alimentos na dieta, ao mesmo tempo em que, na medida do possível, o aleitamento continue até os 2 anos de idade. Nos casos em que a mãe não pode amamentar por qualquer motivo, pode-se recorrer às fórmulas infantis, mas nessas situações a orientação é procurar a ajuda de um pediatra para saber qual a melhor conduta em cada caso.
.
‼ A alimentação complementar deve ser introduzida de maneira lenta e gradual.
.
🍐🍠🥚🍗 O ideal é oferecer ao bebê uma alimentação variada e rica em nutrientes, tanto macro (proteínas, carboidratos e gorduras) quanto micro (ferro, zinco e vitaminas). Para tanto, é preciso unir representantes dos quatro grupos alimentares principais: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos. A composição de todos esses grupos é que vai permitir que a criança tenha energia, proteínas, sais minerais e as vitaminas necessárias para um crescimento adequado.
.
Converse com o seu pediatra a respeito, ele vai te ajudar a entender melhor este período e vai te dar muitas dicas.
.
📲 Agende uma consulta, se quiser, posso entrar em contato com você.

add your comment

Receba Novidades

Dra. Cecília Regis | Copyright © 2025 | Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento: GR/COM